O Período Imperial (1822-1889)


Durante o Período Imperial, por necessidade política e econômica, D. Pedro I fez grandes reformas e progressos nos Correios brasileiros. Definida a permanência da família Real no Brasil, era necessária uma evolução no quadro postal do país para atender as demandas da Corte Portuguesa, que não poderia ficar para trás de outros países da Europa nesta área de serviços postais. Nesta fase de independência e soberania nacional, o Príncipe Regente reorganizou e iniciou o processo de criação e administração dos correios de províncias, incluindo várias ações. Entre as reformas postais instituídas por D. Pedro I, citamos o pagamento prévio de franquia unificada (antes as correspondências eram pagas pelo destinatário ao retirar a mercadoria), o lançamento dos primeiros selos postais, a criação de quadro de carteiros, de caixas de coleta e de cartões postais, a distribuição domiciliária de correspondência na Corte e nas Províncias, entre outras. Outro fator importante foi o estabelecimento do serviço telegráfico na país, e a adesão do Brasil por meio de tratados aos organismos internacionais de telecomunicações recém criados. Essas reformas deram o impulso que faltava aos Correios para crescerem e atenderem as demandas não só da Corte, mas também da população ainda pequena e subdesenvolvida do recém independente país. Alguns fatos marcaram esse período pela importância histórica, e também pelo lado administrativo e organizacional dos Correios. Em ordem cronológica, citamos alguns dos mais marcantes:
1822- o mensageiro Paulo Bregaro entrega a D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre as novas exigências de Portugal para com o Brasil. Ao lê-la, D. Pedro reagiu às imposições da Corte Portuguesa e declarou a Independência do Brasil. Paulo Bregaro é considerado o patrono dos carteiros.
1828- José Clemente Pereira, Ministro e Secretário de Negócios do Império apresenta a proposta de reorganização dos serviços postais, formalizada por Decreto em 30 de setembro.
1829- em complemento ao Decreto do ano anterior, D. Pedro I determina a unificação de todas as linhas postais até então existentes numa administração geral, a Administração dos Correios e também as administrações nas províncias, por meio de Decreto em 5 de março.
1831- extinção do cargo de Diretor Geral dos Correios, ficando as decisões a cargo do Ministro do Império e nas províncias aos presidentes.
1835- início da entrega domiciliar de correspondências, uso de uniformes com bolsa de cartas para entrega e outra para recebimento de cartas de transeuntes.
1840- Rowland Hill cria o primeiro selo adesivo na Inglaterra, o Penny Black, como parte da reforma Reforma Postal Inglesa, para a franquia prévia de cartas.
1841- D. Pedro II é nomeado para o segundo reinado, em 17 de julho.
1842- reforma postal seguindo à regra inglesa de franquia prévia pelo remetente, com adoção de selo postal.
1843- emissão dos primeiros selos brasileiros, denominados "Olho-de-Boi", nos valores de 30, 60 e 90 réis, em 1º de agosto, considerado o Dia do Selo.
1852- instalação do primeiro telégrafo elétrico no Brasil, a primeira ligação oficial ocorreu entre o Quartel-General do Exército, no Rio de Janeiro, e a residência imperial da Quinta da Boa Vista.
1861- criação da Secretaria do Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, com os quais estavam ligados os Correios. Foram regulamentadas as trocas de correspondencias entre estados estrangeiros.
1865- início do serviço de vale-postal.
1866- os selos passaram a ser picotados e apresentavam a efígie de D. Pedro II.
1872- lançados os primeiros cartões postais ilustrados.
1877- adesão do Brasil no tratado relativo à criação da União Geral dos Correios, em Berna, Suiça (1874).
1878- lançamento do primeiro selo de duas cores, o auriverde (verde e amarelo).
1879- a União Geral dos Correios, desde o Congresso de Paris, passou a se chamar União Postal Universal.
1880- início do uso de bilhetes postais.
1882- edição do Guia Postal do Império do Brasil.
1888- divulgado o último decreto imperial que promovia nova reforma postal no país.
Fonte:
www.correios.com.br/institucional/conheca_correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.